Clínica de Saúde: como aumentamos o faturamento apenas com ajustes na operação

Como a gestão de marketing e vendas aumentou o faturamento da clínica
Publicações Feed Instagram (1200 x 768 px) (2)

Hoje vou contar a estratégia utilizada numa clínica de saúde, cliente de assessoria da V2 e que também contratou a nossa consultoria para resolver o problema de lucratividade da empresa.

Bom, vamos lá.

A empresa é especializada em diabetes e tem uma média de atendimentos mensais de 900 pessoas. A grande maioria passava pelas especialidades de endocrinologia e nutrição. O maior gargalo da clínica era a baixa lucratividade, uma vez que gerava uma boa demanda mensal.

Primeiramente, mapeamos todos os dados de atendimentos e puxamos o faturamento mensal dos últimos 12 meses para entender a evolução da clínica. Em seguida, organizamos as informações de acordo com o que a clínica buscava com a consultoria.

Os principais gargalos da clínica eram:

  1. Baixa lucratividade;
  2. Baixa quantidade de exames;
  3. Cultura da empresa;

E como soluções, trabalhamos em cima do direcionamento da comunicação de vendas da empresa para uma solução completa, com vistas em aumentar o Ticket Médio e Lifetime Value da empresa. Desse modo, a empresa passou a oferecer um check-up completo ao invés de meramente a consulta.

Desse modo, o paciente passa por todas as especialidades da clínica, realiza todos os exames necessários e obtém um diagnóstico completo. E retorna em ciclos de 6 a 12 meses, período recomendado para a patologia tratada pela clínica.

Apesar de não podermos divulgar dados sobre o faturamento da empresa, podemos afirmar que em dois meses de aplicação, os resultados quantificáveis já podem ser percebidos. Já os resultados qualitativos vão precisar de mais tempo para serem percebidos.

Apenas com essa ação, a empresa melhorou:

  • Ticket Médio – antes ganhava apenas uma mera consulta, hoje oferece uma solução completa;
  • Lifetime Value – Com retornos periódicos, a clínica aumentar o ticket por cliente ao longo do tempo;
  • Rotatividade – os pacientes são atendidos em diversas especialidades e recebem diagnóstico completo;

Por fim, segundo que temos permissão para relatar, a empresa passou a utilizar as informações do software de gestão de forma estratégica para se relacionar com os seus pacientes, não-pacientes e futuros pacientes.

As informações fundamentaram estratégias de WhatsApp e E-mail Marketing para enviar informações valiosas para os pacientes sobre o diabetes, para melhor controle. Além disso, mensagens sobre funcionamento da clínica, marcação de consultas e lembretes em geral, como aniversários, passaram a ser utilizados com vistas a aproximar a empresa de seus clientes.

Resumindo a estratégia aplicada, as vezes a solução se encontra dentro da empresa mesmo e pequenos ajustes pontuais fazem com que a empresa retorne ao seu curso e seja altamente lucrativa em sua área de atuação.

Nesse caso, toda a solução estava dentro da empresa. Faltava apenas a gestão para organizar toda a equipe e explorar as ferramentas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que possa se beneficiar desse conhecimento!

Agende uma
Consultoria gratuita!

Victor Hugo Vassalo

MBA em Gestão de Negócios pela USP, especialista em Negócios Digitais, tráfego online e Gestor de Projetos Digitais. Já gerenciei mais de 200 projetos nos últimos 6 anos.

Meu objetivo é ajudar pessoas e empresas a gerar demanda qualificada e explorar todo o potencial da internet para venderem seus produtos e serviços de forma previsível!

Para isso, disponibilizo uma consultoria de 30 minutos do meu tempo para conversarmos sobre o que impede a sua empresa de vender todos os dias na internet. Clique no botão ao lado para agendar.

Comentários

Destaques

Conteúdos Relacionados