Hoje eu estou aqui para te contar uma história de uma cliente nossa e apresentar como elevamos o faturamento médio da clínica de estética dela de 18k/mês para mais 42k/mês em menos de seis meses.
Bem, primeiramente eu quero ressaltar que, diferentemente do que te falam, o tráfego pago não é a solução para os problemas da sua empresa. Essa conscientização foi o primeiro passo para o sucesso do nosso case.
Ela tinha mais de 1.500 números em sua agenda de contatos. Um verdadeiro tesouro a ser explorado. Mas alguém disse a ela que o tráfego pago era a única forma de vender.
“Tá bom, Victor. Ganhou a minha atenção. E como você fez isso?”
No primeiro momento nós analisamos a base de contatos, mesclamos os contatos duplicados e limpamos contatos que foram identificados como “inúteis”, aqueles contatos de empresas, familiares e pessoas que não eram potenciais clientes. Depois disso, segmentamos os contatos por categorias de serviços.
Na segunda etapa começamos a promover o resgate desses clientes, fazendo contatos com eles de forma individualizada. Logo na primeira semana de aplicação dessa estratégia aumentamos o faturamento do mês em R$ 3.618,22. Tudo foi planilhado e avaliado minuciosamente.
A seguir, começamos a avaliar a carteira de clientes da clínica de acordo com a matriz RFV (recência, frequência e valor) para saber quem eram os melhores clientes da clínica, classificando-os em categorias:
Cliente A (Premium) – os 20% melhores clientes da base;
Cliente B (Vips) – de 21 a 50% da base de clientes;
Clientes C (normais) – restante da base;
.Em seguida, a empresa entrou em contato com os 20% melhores clientes e pediu a permissão deles para colocá-los em um grupo premium no WhatsApp, onde eles receberiam um tratamento especial e prioridade na compra de produtos e serviços. Mediante o aceite, os clientes foram inseridos no grupo.
Para o grupo VIP, a empresa passou a colocar um story no instagram todos os dias para que pessoas entrassem nesse grupo e tivesse acesso a ofertas, sempre inferiores ao grupo premium, o qual eram comunicados por meio do “close friends” nos stories do instagram.
Em seguida, após segmentarmos o restante da base, passamos a aplicar estratégias de indicações para aumentar o número de clientes da clínica.
A mecânica era simples: cada cliente que indicasse 5 pessoas, ganhava 50% de desconto no tratamento de Botox, que era o produto mais caro dessa clínica. Os indicados ganhavam um peeling gratuito em troca do telefone, e-mail e demais dados coletados na anamnese.
Nesse momento, os indicantes receberam descontos para consumir um produto de ticket alto na clínica e os indicados entravam para a base de clientes da clínica, inclusive para um grupo de WhatsApp para clientes “clientes vips”. Ou seja, aqueles que estavam começando a jornada de consumo na clínica.
Quando tudo isso estava estruturado, começamos a investir em tráfego pago gerar demanda e atrair novos clientes. Com o tráfego os resultados foram potencializados e o faturamento da clínica aumentou 230% em menos de seis meses.
Esse é o Marketing Estratégico. É a aplicação de estratégias e aferição de resultados. Se quiser saber como aplicar a mesma estratégia em sua clínica, agende uma consultoria gratuita e vamos conversar sobre a sua emrpesa.
Agora, imagina a paz em ter a sua empresa funcionando perfeitamente e gerando lucro exponencial.